domingo, 18 de abril de 2010

Cérebro humano é incapaz de saber qual dente está doendo.

Num estudo recente, publicado na revista Pain, os autores demonstraram que, quando se trata de uma dor de dente, o cérebro não discrimina entre a dor do canino superior e o mesmo estímulo doloroso no canino inferior.
Seres humanos saudáveis (?) foram submetidos a pulsos elétricos em dentes caninos, superiores e inferiores. Essas estimulações elétricas produziram uma sensação dolorosa similar a morder um cubo de gelo. A resposta do cérebro à dor proveniente de dentes diferentes foi avaliada por ressonância magnética, para monitorar mudanças na atividade quando os dentes eram eletrocutados.
Para surpresa dos pesquisadores o cérebro não foi capaz de distinguir a origem da dor. Os dentes são inervados por ramos diferentes do nervo trigêmeo: o ramo V2 leva estímulos dolorosos provenientes da maxila e, o ramo V3, da mandíbula. Entretanto as regiões do córtex cerebral, conhecidas por desempenhar um papel importante na percepção da dor, não reagiram de modo diferente.
Então, a menos que você seja um náufrago e, seu único instrumento dentário, um patim, cuidado antes de arrancar um dente: você pode escolher o errado.
Foto: Ninja M.

Citação: Weigelt A, Terekhin P, Kemppainen P, Dörfler A, Forster C. The representation of experimental tooth pain from upper and lower jaws in the human trigeminal pathway. Pain. 2010 (Pubmed).

PS. Fiquei pensando no delineamento experimental desse estudo: “[...] então eletrocutamos os dentes dos voluntários.” Esse periódico deve ser referência para sado-masoquistas com mania de perfeição. Li outros resumos do periódico. Sabiam que alguém pode sofrer de “dor-fantasma” de um dente arrancado, semelhante à dor “
phantom-limb”? Que horror!
Existem periódicos com nomes explícitos como “
Blood” ou “Pancreas”. É claro que dor é um assunto importantíssimo na medicina, mas o nome dessa revista é curioso... O que você pensaria de alguém lendo a Pain no metrô? E eu, que gosto de gastrenterologia? Devo procurar a revista “Shit”?

2 comentários:

  1. Oi Ricardo! Muito bom! Confesso que também me gerou desconforto o "Eletrocutar", rs.
    Um abraço!
    Mariana Lage Marques

    ResponderExcluir
  2. O que ta achando do IPAD (Iphone de ITÚ)? Abraço Josué Lolli Junior

    ResponderExcluir