sábado, 27 de março de 2010

Mulheres que bebem moderadamente têm menor propensão a desenvolver sobrepeso ou obesidade do que mulheres abstêmias.

É a conclusão de um estudo publicado no dia 08 de março (hã?) no Archives of Internal Medicine. Os pesquisadores analisaram os dados de 19.220 mulheres de meia-idade ou mais (faixa etária: 39 a 89 anos) com peso normal (índice de massa corpórea: 18,5 a 25,0 kg/m2). A análise levou em conta variáveis como tabagismo, consumo de energia não alcoólica, atividade física e estilo de vida e outros fatores dietéticos. As participantes foram acompanhadas durante aproximadamente 13 anos e 44% delas tornaram se acima do peso ideal. Mulheres abstêmias (38% das participantes) foram mais propensas a ganhar peso, quando comparadas a mulheres que bebiam moderadamente (média menor do que 1 a 2 drinks por dia). Mulheres que consumiram mais do que duas doses diárias também apresentaram maior propensão a ganho de peso.
Humphrey Bogart disse que o ser humano foi criado “três doses a menos”. Embora o cara entendesse muito de mulher, as evidências atuais apontam que, pelo menos as mulheres, foram criadas duas doses a menos.

Wang L, Lee IM, Manson JE, Buring JE, Sesso HD. l. Alcohol consumption, weight gain, and risk of becoming overweight in middle-aged and older women. Arch Intern Med 2010 Mar 8; 170:453 (Pubmed).
Foto: moaksey

Um comentário: