quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Kindle: dois meses depois.

Estou com meu Kindle há dois meses. Depois de uma certa decepção inicial (vide postagem anterior), confesso que estou satisfeito. Comprei quatro livros e já li um completo. Comecei com "Do Androids Dream of Electric Sheep?" de Philip Dick. Nunca tinha lido e achei apropriado estrear meu Kindle com esse livro. Ler na pequena tela de 6 polegadas é como ler um pocket book. Mesmo peso, em inglês... Talvez um pouco menos desajeitado para mudar as páginas.
O único livro em português que tenho no kindle é "Memórias Póstumas de Brás Cubas", que li com má vontade na época de vestibulando e agora estou adorando. Olha o Machado de Assis ai ao lado!
A rede wireless para baixar livros funciona muito bem: antes de voltar ao menu principal, o livro já está no Kindle e uns 10 dólares saíram do seu cartão. Tudo bem, fazia tempo que eu não lia livros não ligados à veterinária e o Kindle tem sido um estímulo bem legal.
O aparelho conta com o dicionário , basta parar o cursor antes de uma palavra e seu significado aparece em inglês, na parte de baixo da tela. Isso ajuda até no inglês. Existe a opção do Kindle "ler" o livro pra você. É o chamado "text-to-speech": uma voz monótona dita o livro. Um sonífero potente, mas o Kindle não machuca se cair na sua cara.
Se seu objetivo for ler arquivos PDF sem perder a formatação, invista no Kindle DX cuja tela tem 9 polegadas; talvez funcione melhor. O preço ainda está alto (489 dólares). Porém, na última CES, a maior feira de produtos eletrônicos dos EUA, não faltaram protótipos de papel eletrônico para competir com o Kindle e talvez isso possa causar uma redução de preços.
A Apple -empresa mais comentada- ainda não se manifestou mas, os rumores de que lançarão um e-Book até o final do mês, lembram o lançamento do iPhone (histeria coletiva). Os céticos dizem que será um apenas um tablet, um big-F-iPhone. Os teístas já devem estar escrevendo o Terceiro Testamento no formato iWhatever .

2 comentários:

  1. Puxa! só lê... tem tamtas outras coisas "boas para se fazer"... muito exibicionista!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, esse comentário, dois meses depois, ajuda a ler uma opinião mais ponderada. Eu estou pensando em comprar o Kindle, e estava em dúvida entre o Kindle 2 e o DX. Seus comentários me ajudaram.

    Na verdade, agora, estou apenas esperando o lançamento da Apple para eu decidir se vou de Apple ou de Kindle.

    Vale a pena esperar, pois só faltam 3 dias e 17 horas.

    ResponderExcluir